Master in Sea Sciences

General information

Mestrado em Ciências do Mar


O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências do Mar, fornece uma perspetiva integrada e transversal da área das Ciências do Mar nas suas diferentes vertentes essenciais - Biologia, Física, Geologia e Química - a licenciados cuja formação seja basicamente numa dessas vertentes mas que tenham necessidade de uma compreensão alargada desta área no desempenho profissional ou de atividades de investigação científica.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos (incluindo participação em cruzeiros oceanográficos, trabalho de campo e de laboratório). Pretende-se que os alunos conheçam as prioridades de investigação e desenvolvimento através da ligação a institutos e instituições nacionais de relevo na área do mar. Existe uma colaboração neste sentido entre a FCUL e o IH (Instituto Hidrográfico), EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental) e IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Funções que podem ser exercidas
Metodologias interdisciplinares (biologia, física, geologia e química) para análise e resolução de problemas relativos ao mar e à gestão do domínio marinho: gestão operacional da orla costeira e ordenamento do território (portos, praias, poluição), recursos marinhos (pescas, biodiversidade, hidrocarbonetos, energia), gestão dos riscos (erosão costeira, instabilidade de arribas, assoreamento) ou alterações climáticas. Funções de interface com o sistema económico e de decisão. Enfoque nos aspetos de gestão operacional, de regulamentação e de investigação.

Objective:

O objetivo é formar profissionais, cientistas e técnicos, com um perfil abrangente, com competências específicas e elevado grau de proficiência e autonomia, capazes de integrar harmoniosamente equipas multidisciplinares das várias disciplinas de Ciências do Mar, ou grupos de uma área mais sectorial, acrescentando-lhes indiscutível valor, preenchendo um vetor profissionalizante a explorar. O 2º Ciclo em Ciências do Mar constitui ainda um veículo promocional de 3.os ciclos em Ciências do Mar, área de Doutoramento da FCUL, que está integrado no programa doutoral Earthsystems, financiado pela FCT.

Content

The highlighted icons, represent the fields of education (in compliance with ISCED Classification) engaged during this course/programme.

0312 - Policy and governance", "0532 - Marine Geology", "0521 - Ecology

Venue

Venue: University of Lisbon
Lisbon, Portugal

Faculdade de Ciências

Application


Cost:

1.200€ por ano


Prerequisites:

Titularidade de licenciatura nas áreas de Física, Geofísica, Química, Biologia, Geologia, Matemática, Engenharia ou afins


Application Procedure:

Para se candidatar online, clique aqui. Para que a sua candidatura seja efetuada sem quaisquer problemas, aconselha-se a leitura atenta das seguintes instruções:

  • Todos os campos do formulário deverão ser devidamente preenchidos;
  • Deverá introduzir um endereço de email válido - periodicamente irá receber emails informativos do estado do seu processo;
  • Se é aluno FCUL, deverá fazer login para que todos os dados sejam carregados diretamente para o formulário;
  • Se não é aluno FCUL, deverá preencher os campos com o máximo detalhe possível.

Prazos de candidatura: 

  • 1.ª fase: 1 junho - 15 julho 2015
  • 2.ª fase: 17 agosto - 2 setembro 2015

Qualification

Academic level: Master

Qualification: Master of Science

Credits:
Scheme: 
ECTS
Value: 
120
Occupations (not validated):
Spotted a mistake in this page? Click here to request a change.