Skip to main content
x

MSc in Biology and Management of Water Quality

Type
Master (ISCED 2011 level 7)
Language

Portuguese, Portugal

Duration 4 semesters
Entry level Bachelor
Cost see website

A nível mundial e no decurso das últimas décadas, tem-se assistido a uma utilização cada vez mais intensiva dos recursos hídricos existentes para satisfação das necessidades humanas, como consequência tanto do crescente aumento populacional, como da alteração dos hábitos de consumo e higiene, intrinsecamente ligados a padrões estabelecidos de melhor qualidade de vida. Paralelamente, assistiu-se ao desenvolvimento e introdução de novas técnicas e metodologias agrícolas, assim como à implementação de novas atividades industriais e reorganização das anteriormente existentes, visando a otimização de produção e redução de custos. Neste enquadramento e para sustentação de todas estas necessidades de água, foi necessário recorrer a fontes alternativas, diferentes das até então tradicionalmente utilizadas, verificando-se atualmente a exploração/utilização dos diferentes tipos de recursos existentes. Além dos problemas que esta sobre exploração dos recursos hídricos acarreta, constate-se a existência de inúmeras agressões de diferentes origens e intensidade aos ecossistemas aquáticos, apesar de cada vez maior sensibilização das comunidades para o problema e da implementação de medidas que visam controlar e atenuar os seus efeitos. São estes desequilíbrios responsáveis pela diminuição da capacidade de auto depuração do próprio ecossistema aquático e consequentemente dos níveis de depuração de água com qualidade para utilização humana. 

É neste contexto que se enquadra o Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água, oferecendo formação pós-graduada que permita aos formandos obter competências para a resolução de problemas relacionados com os aspetos biológicos da água e dos seus usos. Dá-se especial importância à utilização da biologia na avaliação da qualidade da água, focam-se os aspetos ligados aos principais problemas de saúde pública relacionados com a água, bem como a legislação portuguesa e comunitária neste domínio, tendo em vista a utilização múltipla dos recursos hídricos (proteção ambiental, consumo humano, recreio, pescas, agricultura). Evidencia-se também a importância dos organismos vivos no tratamento de águas residuais e salienta-se a utilização da ecotoxicologia na gestão e conservação de recursos hídricos. Os mestres em Biologia e Gestão da Qualidade da Água terão competências para exercer funções em laboratórios de análises de águas, em serviços e empresas ligadas ao planeamento e gestão dos recursos hídricos, em autarquias, serviços municipalizados, entidades ligadas à saúde e ao ambiente, empresas de tratamento de águas e de águas residuais, laboratórios de investigação.

Structural components
Practical/Field work

Application procedure

Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
  • A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios:
    • Classificação obtida noutras licenciaturas - 80%
    • Média curricular à data da candidatura – 60%
    • Estágio de licenciatura na área científica do mestrado 
    • Nº de publicações na área científica do mestrado
    • Nº de Comunicações em conferências Internacionais
    • Nº de Comunicações em conferências Nacionais
    • Nº de ações de formação na área científica do mestrado
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Critérios de desempate de candidatos: Em favor de quem tiver na sua formação anterior maior número de créditos nas áreas de Biologia e Ambiente.

 

Prerequisites

  • Ser titular do grau de licenciado em Biologia, Ciências e Tecnologia do Ambiente, Ciências do Meio Aquático, ou em áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

ISCED Categories